Homens dependentes traem mais as suas esposas, diz estudo

Homens dependentes de suas mulheres, economicamente, tem maior tendência a trair suas esposas do que os economicamente independentes

homens dependentes

Esta afirmação é sustentada por uma tese da professora de sociologia da Universidade de Cnnecticut (EUA), Christin Munsch L. “Muitos pensam que as pessoas não querem ‘morder a mão que as alimenta’, porém minha pesquisa diz o contrário”, afirmou a professora.

Segundo ela, tanto homens, quanto mulheres dependentes financeiramente dos seus parceiros, tem maior tendência a trair.

“Os resultados indicam que as pessoas se sentem relativamente iguais em seus relacionamentos. Elas não gostam de se sentir dependentes de outra pessoa”, disse a autora do estudo que foi divulgado na  EurekAlert!.

As chances de uma mulher aumentam em 5% se ela for financeiramente dependente do marido dela, já os homens dependentes, ficam 15% mais propensos a trair suas esposas, caso sejam dependentes delas.

“Sexo extraconjugal permite que os homens submetidos a uma ameaça à sua masculinidade se envolvam em comportamentos culturais associados à masculinidade”, disse a professora, que concluiu dizendo que homens jovens consideram a virilidade sexual e a conquista parte da masculinidade.

“Assim, a infidelidade masculina pode ser uma forma de reestabelecer a masculinidade. Simultaneamente, a traição permite que os homens ameaçados se distanciem e punam suas esposas dominantes”, diz Munsch.

Mulheres dependentes traem menos

Segundo a professora, mulheres tendem a trair menos que homens dependentes quando tornam-se “comandantes” da família. Elas providenciam o dinheiro que vem com o trabalho fora de casa e costumam limpar suas casas também.

“Este trabalho emocional e físico é utilizado para diminuir conflitos interpessoais e apoiar a masculinidade de seus maridos”, disse Munsch.

Ela também afirma que homens que ganham mais que 70% do provimento do lar têm bastante chances de trair: os homens que não são dependentes das esposas são menos propensos a trair quando ganham até 70% do total da renda do casal. Contudo, acima dos 70% da renda, esses homens tornam-se mais propensos a trair suas esposas.

“Estes homens estão conscientes de que suas esposas são realmente dependentes e podem pensar que, como resultado, elas não vão deixá-los, mesmo que eles traiam”, disse.