Conheça alguns dos clássicos mais violentos do mundo

Os clássicos mais violentos do mundo chamam a atenção pelos ânimos acirrados por brigas políticas e religiosas

Partizan x Estrela Vermelha

clássicos mais violentos

Este clássico é conhecido como “Clássico Eterno”. Tanto o Partizan, quanto o Estrela Vemelha, foram fundados em 1945, após o fim da Segunda Guerra Mundial.

O Estrela Vermelha foi fundado pela Aliança Unida da Juventude Anti-Fascista, que era promovida pela polícia. Já o Partizan, foi fundado meses depois, pelo Exército Comunista. Apelidados de coveiros, os torcedores do Partizan são considerados ignorantes pelos torcedores do Estrela Vermelha.

Lazio x Roma

Lazio

Ambos os clubes foram criados por fascistas, mas só um deles permaneceu alinhado à ideologia de Mussolini, a Lazio. Um dos seus maiores ídolos é Paolo Di Canio, famoso por dar declarações e fazer gestos polêmicos. A Roma abandonou a terceira via política e abraçou ideais também nada nobres, alinhando sua ideologia política à esquerda.

Celtic x Rangers

Celtic x Rangers

Conhecido como “Old Firm”, o clássico escocês pega fogo! O Celtic foi fundado por católicos, mas qualquer um poderia torcer e apoiar o time em suas arquibancadas, já os Rangers, exigiam que seus torcedores fossem protestantes no começo de sua história. Religião e futebol juntos só gera problemas.

West Ham x Millwall

rivalidade

A guerra entre esses dois não começou no futebol, mas sim nos bairros. O filme “Hooligans”, estrelado por Elijah Wood, é baseado neste clássico. Precisa falar algo mais?

Boca Juniors x River Plate

spray

Fundados ambos no bairro de La Boca, Boca e River tem aquela rivalidade de bairro forte. De tão forte, o River mudou sua sede para Belgrano em 1920. O apelido dado pelos torcedores do Boca aos torcedores do River é de “galinhas”.

Corinthians x Palmeiras

Edilson x Paulo Nunes

Esse clássico brasileiro é famoso por brigas dentro e fora de campo, com a famosa briga entre o Capetinha e Paulo Nunes. Infelizmente, fora dos campos várias vítimas já sofreram por estarem usando a camisa de um desses clubes.

Fenerbahce x Galatasaray

clássicos mais violentos

A primeira partida entre esses dois clubes aconteceu em 1909, curiosamente o ano que nasceu o clube que revelaria um dos maiores ídolos da histórias do Fener, Alex, ex-Coritiba , Palmeiras e Cruzeiro.

O Fenerbahce fica na parte asiática da Turquia e o Galatasaray na capital, Istambul, já do lado europeu. Sendo o Fener o representante da parte mais povão e o Galatasaray o time das pessoas mais abastadas.

Panathinaikos x Olympiacos

Pana

Esta rivalidade não existe apenas nos campos, mas também nas quadras de vôlei e basquete. Ela é tão acirrada, que um torcedor de 22 anos do Panathinaikos foi assassinado durante uma briga de torcidas nas arquibancadas, antes de um jogo de… VÔLEI. É da torcida do Panathinaikos um dos vídeos de torcidas mais empolgantes já gravados, também dentro de um ginásio, só que de basquete.