A Lenda Nasser El Sonbaty

Nasser El Sonbaty, nascido na Alemanha em 1965, e vindo a óbito na data de 20/03/2013, assim, ontem completando 2 anos dessa perda imensurável para o nosso esporte.  Um dos maiores fisiculturistas dos anos 90, por muitos considerado um Olympia não coroado, principalmente no Mr. Olympia de 1997, onde ficou em segundo lugar, perdendo para Dorian Yates. Essa lenda é a única a conseguir o feito de pesar 130kgs em off season e ainda ter o abdômen definido.

hqdefault

Nasser El Sonbaty e Dorian Yates no Mr. o 97

Muitos se espelham no Arnold, outros no Ronnie Coleman, ou Dorian Yates. Eu uso esse fisiculturista em questão para me inspirar. Dono de um intelecto impar, sendo um dos, senão o fisiculturista mais inteligente que já pisou na Terra até os dias atuais, eu antes de começar a treinar era daqueles nerdão magrelo, com óculos, com 1,85 de altura e pesando 54kgs, seguindo o esteriótipo nerd à risca, então talvez por isso a identificação. Em uma entrevista feita com o pupilo de Nasser, ninguém mais do que Waldemar Guimarães, um dos grandes expoentes ao que diz respeito ao fisiculturismo brasileiro, treinador de vários atletas brasileiros, o mesmo diz que Nasser possuía uma memória e humildade sem igual, homem extremamente culto em suas ações e sua fala.

Sobre a morte dessa lenda, não há muitas informações sobre, mas se sabe que o quadro clínico de Nasser não era o dos mais favoráveis, pois tinha sido diagnosticado com insuficiência cardíaca e rins muito danificados e assim tendo que fazer diálise regularmente. Assim, viajou para o Egito, visitar sua família, composta por pai, mãe e uma irmã, e então veio a óbito enquanto dormia na casa de seus pais enquanto os fez essa visita, também se sabe que ele havia contraído malária há pouco tempo, doença a qual gera hipertrofia cardíaca, e pessoas geralmente não morrem por apenas um motivo em específico, e sim vários fatores que vem influenciando ao decorrer dos anos, stres, drogas (não me refiro exclusivamente a EA’s), nem mesmo a água e o ar que respiramos são plenamente puros, mas se a morte foi acarretada pelos problemas citados anteriormente não se sabe ao certo.

5554_557168754318013_1727463609_n

Esse fisiculturista em questão, possuía mestrado em história, ciência política e sociologia, além do fato de ser fluente em 7 línguas, junto com Dorian Yates até onde sei são os fisiculturistas mais inteligentes que pisaram no palco do Olympia, esses dois foram sempre em prol da verdade, Nasser não tinha problemas em falar abertamente na mídia sobre a administração exógena de recursos ergogênicos. Ele mesmo falava que essas questões de preconceito aliados a ignorância do público, geram um impacto muito negativo para o esporte e essa visão negativa geralmente vem de pessoas preguiçosas, fisicamente inativas e invejosas, falava que programas televisivos e jornais deviam informar sobre fisiculturismo e não apenas matérias de prós e contras do mesmo. Tinha argumentos como: ninguém inicia uma discussão sobre futebol dizendo se o esporte é saudável ou não. Os torneios deveriam ter uma cobertura maior. Devido a fato de Nasser não ter medo de falar o que pensa e ser sempre claro em suas palavras, vários cogitam que o mesmo era gh-15, também pelo fato do gh-15 se referir a Nasser como o “Beautiful men with glasses”

“Mas o beatiful men with glasses … se você já tenha encontrado esse cara … no seu auge … ninguém chegava nem ao menos perto ao tamanho e condição,, nem mesmo Ron ,, Ron tinha melhor shape freak de músculo,, mas ninguém tinha o tamanho seco do lindo homem de óculos,, NINGUÉM,, e uma barriga apertada e plana,, significando uma área abdominal em mais de 127kgs, reta igual a de um competidor de 90-95kgs,, eu sugiro que você me mostre UM fella nos dias de hoje que possa ir dos 200lb pra 280lb e mantendo a área dos abs tão apertada e condicionada,,

lol, coloque o beautiful man with glasses do lado do 285lb Centopani você irá entender o bodybuilder que o beautifl man with glasses era,, o melhor mais largo fella de todos os tempos no palco,, Paul dillet talvez, talvez teve o mesmo fator de ser impressionante,, mas sobretudo sem o mesmo desenvolvimento como o beautiful man with glasses, com ou sem o titulo

É triste, esses caras não se lembram de quem eram os verdadeiros Big Boys,, a diferença entre beautiful man with glasses e Dorian era poucas mais estriaçoes nos rins,, lower back na direita e esquerda na arvore de natal(NT:lombar) meus amigos,, entretanto, pelo tamanho puro e densidade do beautiful man with glasses era melhor por alguns bons anos ,, pelo menos um,, as estriações na lower back deveriam vencer uma competição se os fellas tem 5-10 lb de diferença,, mas não quando é acima de 15lb,, de músculo magro,, essas estriações é claro vem de reter menos água e isso é o que os diuréticos fazem”

-GH-15 APPROVED”

https://www.youtube.com/watch?v=u1Wh5Unb81A