Batalha de Hípercarros

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Fala pessoal, tudo tranquilo? Hora de Cultura Automotiva aqui pra vocês e hoje é dia de falar dessa nova geração de carros, os Hípercarros, e vou falar pra vocês um pouco sobre essa batalha que toda a mídia especializada vem travando ou rezando pra acontecer.

Nos últimos anos, o mundo automotivo sofreu uma revolução. A nova geração de carros esportivos deixou de ser chamada de supercarros, e antes eles eram super mesmo, grandes motores, desempenhos sensacionais e o melhor da tecnologia até então, mas dai rolou a evolução. E como chamar essa nova geração? Se a anterior era a dos supercarros, a atual tinha que ter um nome mais impactante, porque o seu desenho era mais sensacional, seu desempenho era sem precedentes, a tecnologia só vista em competições milionárias e os custos nunca antes vistos. Essa é a geração dos Hípercarros.

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E nada melhor pra começar a conversa do que o responsável por fazer todo mundo se mexer nesse sentido, o Porsche 918 Spyder e-Hybrid. A Porsche planejava há anos um sucessor para o seu já defasado Carrera GT, e esse sucessor teria que ser tão rápido quanto e ainda embarcar um pouco mais de tecnologia. E bom, eles conseguiram. Estamos falando de um hípercarro que conta com um motor V8 de 4.6 litros que trabalha em conjunto com 3 motores elétricos. Sim, 3 motores elétricos. Um para as rodas traseiras e outros 2 para as dianteiras. Todos esses motores juntos geram 887 cv de potência e 130,5 kgfm de torque, empurram o hípercarro de 0-100 km/h em 2,8 segundos, de 0-200 km/h em 7,7 segundos e de 0-300 km/h em 22 segundos! A velocidade máxima desse híper alemão é de 345 km/h.

Esse carro conta com uma tração integral com a ajuda dos motores elétricos na dianteira, e ele trouxe pro mundo uma nova visão sobre o futuro dos carros. Dava pra ser elétrico E divertido. Dava pra usar a eletricidade para suprir alguns problemas de potência. Dava pra ser esportivo na hora certa, e econômico no restante do tempo.

Ou seja, dava pra ser um hípercarro bonito e além disso, rápido e responsável com o meio ambiente. O carro é capaz de rodar até 30 km somente no modo elétrico e é capaz de fazer até 33 km com um Litro de combustível. Sensacional, não é mesmo? Ah, sem contar também a emissão de poluentes mais baixa do que de muito carro 1.0 europeu: 70 gCO²/km contra 100 gCO²/km.

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Mas o mundo não fica parado não é mesmo? Ele dá várias voltas e já que a Porsche tinha pensado no sucessor do seu maior carro, a McLaren viu que era hora de se mexer também, e dar vida ao sucessor do lendário McLaren F1, o primeiro dos supercarros. A empresa inglesa já tinha um motor muito bom para usar como base.

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O V8 biturbo do modelo menor MP4-12C , que já contava com 616 cv e um torque muito bom, mas agora o carro seria maior, mais pesado por conta da parte elétrica, então o motor de 3.8 litros e 2 turbos teria que ser atualizado. E foi. As turbinas agora trabalham a 2.4 bar e o motor produz 737 cv de potência. Some a isso a potência do motor elétrico de 179 cv e você terá 916 cv de potência para destruir o tempo de 0-100 km/h em somente 2,8 segundos. De 0-200 km/h você leva só 6,8 segundos e de 0-300 km/h  são só 16,5 segundos, e sua velocidade máxima é de 350 km/h (o limite geralmente é de 250 km/h).

(Uma das coisas que mais me impressiona nesse vídeo são as labaredas de fogo azul que saem pela gigantesca ponteira do escapamento. Elas são lindas, realmente lindas!)

O peso do carro é de aproximadamente 1450 kg e tudo no carro foi pensado pra eliminar peso, já que agora ele leva um motor elétrico e também baterias que são muito pesadas (apesar de que esse toda a ajuda produzida).O hípercarro McLaren P1 consegue rodar 11 km em modo totalmente elétrico, e o consumo médio do P1 é de 12 km/L.

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Ai chegou a vez dela. Se até a McLaren se mexeu pra criar um sucessor do seu melhor carro, a Ferrari também teria que fazer o mesmo. E fez. Mas a gente sabe o quanto os italianos são um pouco mas retrógrados e demoram um pouco para se acostumar com a ideia do downsizing. E o que eles fizeram na LaFerrari (A Ferrari, em tradução do italiano) foi simplesmente usar o maior e melhor motor que eles tinham em casa, acoplar com um motor elétrico que matasse o ‘lag’ do motor a combustão, juntar a uma transmissão da Fórmula 1 e pronto, tava feito O hípercarro italiano.

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O motor é um gigantesco V12 de 6.3 litros herdado da Ferrari Enzo e que já equipava a lindissima F12 Berlinetta, mas ele recebeu a ajuda de um sistema HY-KERS ‘roubado’ de um dos carros da Fórmula 1. A potência do conjunto é de 950 cv. Caras, é uma Ferrari de quase MIL cavalos de potência e com um desenho extremamente matador. Agora deu pra entender o porque dessa nova geração ser chamada de Hípercarros né?

Quer os números da ‘Fezza’? Os 950 cv empurram o hípercarro italiano de tração traseira de 0-100km/h em 2,9 segundos (o mais lentinho do grupo), mas de 0-200 km/h a coisa já fica igual ao McLaren P1: 6,8 segundos e o 0-300 km/h em 15 segundos. Ou seja, é o mais rápido de todos esses hípercarros. 15 segundos pra atingir 300 km/h é uma coisa inimaginável, e velocidade máxima também é de 350 km/h.

Mas agora, imagine que você é MUITO rico. E que você tem dinheiro suficiente pra fazer esse comparativo somente ao abrir a sua garagem. Você acha que ninguém seria capaz disso né? Pois então, te apresento Paul Bailey. Um britânico, rico (muito rico), sócio do SuperCar Driver. Um grupo de pessoas tão ricas quanto ele que vivem para exibir os seus super e hípercarros como você pode ver nos 2 vídeos abaixo.

E esse agora é sobre a garagem humilde do Bailey.

Agora você deve estar pensando que Bailey vai curtir isso tudo sozinho né? Não, Bailey organiza pelo seu ‘clubinho’ alguns passeios com os hípercarros no circuito de Silverstone, o mais importante da Inglaterra. Os valores são de £ 1.495 (R$ 5.885) pra um rolê nos 3 hípercarros ou  £ 550 (R$ 2.150) para sofrer a dura dor de escolher somente um deles.

Eu pagaria FÁCIL se tivesse o dinheiro pra isso. Não me importaria também de ganhar um presente desses. Quer ver mais matérias como essa? Fica de olho lá no site Automotive Culture, que as melhores novidades sobre os últimos lançamentos estarão por lá.