Pare em nome da lei, esse é o novo Dodge Charger Pursuit Car

Tamo aqui de novo, e hoje de novo pra falar de carro da lei. Não da nossa, porque o único jeito de termos um carro desses pra polícia é no filme Velozes e Furiosos Rio. Hoje extrapolei um pouco e fiz um post um pouco mais técnico, mas a ocasião pediu por isso, o próximo vai ser fácil de ler.

cop_car_01

Depois de apresentar a nova linha ‘civil’ dos Charger, a Dodge apresentou o seu ‘Pursuit Charger’. Talvez por um motivo óbvio eles tenham esse nome e essas cores. E quer um conselho? Não tente fugir deles.. você provavelmente irá falhar na sua tarefa. A empresa adicionou alguns componentes especiais para o uso da força policial dos EUA. (Investimento em segurança se reverte em não precisar gastar rios de dinheiro com um sistema prisional ineficiente, certo? Mas eu não to aqui pra falar de politica, e sim do carro em si).

Um dos pontos mais bem trabalhados pela Dodge nesse carro são as suspensões, que agora são muito mais rígidas do que a versão civil do carro, para contornar melhor as curvas. Além disso, as rodas são de aço e pneus escolhidos têm uma resistência muito maior ao impacto do que as de liga leve.

cop_car_04

Até mesmo antes de lançar a linha 2015 de carros civis, a Dodge trabalhou bastante depois de reclamações por parte de alguns departamentos de polícia, como no reforço de componentes da suspensão dianteira para aumentar a durabilidade e longevidade.

Os motores foram ambos tunados, com mais torque no V8 e o V6 também recebeu um agrado. O Motor V6 vem de fábrica com 292 cv de potência, e por ser um motor menor, deixa o carro cerca de 100 kg mais leve, o que ajuda em áreas de manobras mais curtas, MAS o bom e velho V8 vem com 78 cv a mais e muito mais torque para perseguições em áreas mais abertas. Mesmo sendo um carro mais pesado por conta do motor, o Charger Pursuit que vem com o motor V8, o famoso HEMI, pode ter a configuração AWD, que é a famosa tração integral ou 4×4 pra carros de rua. Motor mais forte, pra um carro mais pesado, mas com mais tração, ou seja, policial trabalhando feliz e contente!

cop_car_02

Por sorte dos caras maus, mesmo essa opção com o V8 Hemi e tração integral não é capaz de pegar os modelos mais fortes da linha civil. Ai você começa a ver uma luz no fim do túnel né? “Ae bobão.. tem como dar fuga sim..” Realmente tem, mas você precisa estar em um Charger SRT de 470 cv ou no monstro Charger Hellcat (é só o sedan mais potente do mundo hoje, mas outro dia eu falo dele por aqui ou lá no Automotive Culture, fique de olho nos dois ‘canais’) de 707 cv.

O Charger Pursuit tem um novo volante esportivo de três raios com botões maiores, iluminados e programáveis para equipamentos auxiliares. Como os modelos civis, os carros da polícia têm UConnect 5, com handsfree com bluetooth e os monitores de 7 polegadas com instrumentação customizavel.

cop_car_06

Desenvolvido com a orientação de Conselho Consultivo da Dodge para veículos de Polícia, o novo Charger Pursuit tem uma interface de sistemas para integração de equipamentos mais fácil, bancos dianteiros com para que o policial entre e saia com mais facilidade e ainda possa dirigir mesmo com a arma no coldre e a alavanca do câmbio foi para a coluna de direção, para deixar espaço no console central para controles de rádio especiais para a versão de polícia.

Além disso tudo, os freios agora são maiores e mais fortes, com 14,5 polegadas na dianteira e de 13,8 polegadas na traseira, a economia de combustível aumentou, direção com assistência eléctrica que aumenta a confiabilidade e eficiência sem necessidade de fluido para manter, lanternas dianteiras com faróis de LED para ajudar na visibilidade e deixar o carro com um visual ainda mais assustador.

cop_car_05

O Charger Pursuit só vem com transmissão automática de cinco velocidades, embora os civis tenham a opção de oito velocidades, isso ocorre porque a empresa ainda não decidiu investir em um câmbio de coluna para oito velocidades, mesmo que seja um sistema controlado eletronicamente, este não é um grande investimento

Todos os Charger Pursuit vêm com um alternador de 220 amperes padrão e 800 bateria CCA. Dois sistemas de direção são usados: puro elétrico nas unidades de tração traseira e eletrohidráulico com nas unidades de tração integral.

cop_car_03

O coeficiente de arrasto para o novo Charger Pursuit é de 0,297 em todas as unidades, o que influência em um consumo menor de combustível e numa facilidade maior de adquirir maiores velocidades. Os modelos V6 têm uma relação de 52/48 de peso e os modelos com motores V8 tem uma proporção de 53/47. Pneus são Goodyear de medidas 225/60 aro 18 de alto desempenho para qualquer condição meteorológica, com opção pelos 245/55 também  aro 18. As rodas são de aço para maior durabilidade.

Além disso, tudo ai pra cima como é um carro de polícia para um país desenvolvido, você deve lembrar que o Dodge Charger Pursuit vai estar realmente pronto pra qualquer parada, inclusive trocas de tiro cinematográficas, porque ele conta com uma blindagem nas portas de nível III+.

Você ainda acha que dá pra dar fuga? Se sim, boa sorte! O que vocês querem ver no próximo post de carros? Escreve ai nos comentários que a gente vai atrás. Bom final de semana a todos!

curta_banner