5 Carros de Macho + Bônus round

Antes de qualquer coisa, quero me apresentar. Eu sou Daniel Salvadori, e vou conversar com vocês alfas sobre carros, porque alpha que é macho alpha curte carro. Além de mulher, bacon e uma cerveja. MAS não junte cerveja com carro, ainda mais se tratando desses carros que vamos falar aqui hoje. Além de escrever por aqui, eu também tenho um outro site pra postar as minhas coisas que é o Automotive Culture (segue lá também que vai ter muito material maneiro também), então vou sempre procurar trazer um pouquinho do AC aqui pro Macho Alpha, mas com uma pegada diferente.

Pra começar o meu trabalho aqui com o pé direito, eu tinha que começar com uma lista de pelo menos 5 carros que foram feitos pra Macho. São 5 carros que esperam só uma chance pra te matar. Um vacilo, e você já era.

Alguns anos atrás (7 pra ser mais exato) comprei uma revista italiana de carros que tinha essa lista, com a qual eu concordo em gênero, número e grau. E nesses 7 anos, talvez só tenha uma nova adição pra fazer nessa lista, mas esse entra como um bônus. Então, sem mais enrolação, vamos lá.

  1. Porsche 911 GT2 996

 

(8000vueltas.com)

Geralmente os Porsches não são carros assassinos, ou pelo menos, não é bem por isso que eles são mais conhecidos. Eles são geralmente conhecidos por terem uma precisão germânica no modo de tocar, na firmeza nas trocas de marcha e no ronco característico do motor Flat-6, mas esse aqui é diferente.

Qualquer carro ou coisa que conte com uma sigla de corrida, é algo que nos redobra a atenção. GT3, GT2, ou GT qualquer coisa, e nesse caso não seria, nem poderia, ser diferente. O GT2 996 conta com um motor de 3.6 litros, bi-turbo de 462 cv, câmbio manual de 6 marchas, tração traseira e imensas rodas de 18 polegadas, tanto na dianteira quanto na traseira. Bom, qualquer carro que tenha tanta potência pra um peso relativamente baixo precisa de cuidado da tocada, ainda mais quanto falamos de um carro que é feito pra pista e que possui uma versão com um pouco mais de peso pra rodar na rua.

 

(http://img.favcars.com/)

Esse carro requere do piloto muita autoconfiança, mas não em excesso, senão rola um abuso, e esses carros dessa lista, punem qualquer abuso com uma rabeada violenta, uma rodada e dependendo do caso, uma ida direta ao muro mais próximo. Então já sabe, no primeiro sinal de pingos de chuva na pista, redobre a atenção, e em caso de falta de autoconfiança, estacione e fique de boa.

 

  1. TVR Cerbera

 

(http://www.tvrblog.com/)

Você provavelmente já sabe o que é um Cérbero, aquele cachorro mitológico com 3 cabeças e blablabla, então, já deve ter concluído que um carro, com um nome desses, não deve ser muito amistoso, certo?

Certo. Você acertou. Basta um segundo a mais de aceleração, e você roda, muito rapidamente, porque o carro tem um motor muito grande, e um peso muito baixo. Ele vem equipado com um motor V8 de 4.5 litros que produz 427 cv, câmbio manual de 6 marchas, rodas de 17 polegadas e um peso de somente 1.100kg. A relação de cavalaria por tonelada nele é de 388cv por tonelada, o que é uma relação muito boa, se você me perguntar.

 

(betterparts.org)

É o segundo carro mais potente construído pela marca inglesa, e você já deve ter visto ele em algum jogo tipo Gran Turismo ou até algum dos primeiros Need for Speed, e acredite, sua primeira volta de verdade nele, pode te desencadear um enfarto, e na primeira freada forte, você vai sentir muita falta das letras A,B e S na sua vida. Mas passado o primeiro susto, é um carro que traz um prazer e uma direção na tocada.

 

  1. Lancia Stratos

 

(http://www.bozhdynsky.com/)

Talvez você já seja um pouco mais familiar ao irmão mais novo do Stratos, a mítica Delta. Algum dia nessa sua vida você já jogou Sega Rally, naqueles árcades históricos e viu aquele carro muito louco meio quadrado mas que andava mais que o Satanás. Então, esse é o irmão mais velho.

Se o irmão mais novo já era o capeta, imagina o mais velho.. É, ESSE é o Satanás mesmo. Estamos falando de um carro curto e extremamente leve, que em palavras de um piloto de Rally “se comporta como quer, em uma determinada curva, numa volta, você passa e ele reage de um jeito, na mesma curva em outra volta, ele reage de outro modo completamente diferente”. O motor é um Ferrari V6 de 2.4 litros, 190 cv, o câmbio de 5 marchas, as rodas são de 15 polegadas, tudo isso pra carregar somente 980 kg (é o carro mais leve da lista).

 

(silodrome.com)

O motor é o menos potente, mas o carro foi feito para participar do saudoso Grupo 4 dos ralis dos anos 70 e 90. É uma categoria lendária, realmente pra Macho. Procure por vídeos no youtube e você vai ver do que eu to falando (ou você pode clicar nesse link aqui). Mas voltando pro carro, a posição na qual o motor é montado, faz com que o carro tenha uma traseira extremamente leve, e somando a isso o fato de rodas pequenas e pneus não muito aderentes, um segundo a mais de pressão no acelerador, e pronto, você rodou mais rápido do que pensou em tirar o pé. Mas o som, ah, o som desse carro é um dos melhores da lista e você pode ver nesse vídeo aqui.

 

  1. Ferrari F40

 

(wikimedia.org)

Para muitos, a Ferrari mais perfeita já feita. E pra mim também. O desenho é simplesmente lindo, tudo tem um porque, cada risco, cada vinco, cada dobra. Tudo tem um motivo. Essa Ferrari foi o primeiro carro de rua a ultrapassar a barreira dos 200 milhas/hora (324km/h). E o mais legal de tudo, é que ele foi o último carro criado pela fábrica com supervisão de Enzo Ferrari, o chefe, o verdadeiro Comendador.

 

(thelingenfeltercollection.com)

Vamos para os dados do carro: motor V8, bi-turbo, de 2.9 litros e que produz 435 cv, empurrando somente 1.100kg, câmbio manual de 5 marchas, NENHUM tipo de assistência eletrônica (nada de controle de largada, ABS, EBD, controle disso, controle daquilo), rodas de 17 polegadas nas quatro rodas. Velocidade máxima de 326km/h e uma aceleração de 0-100km/h de 3.7 segundos. VÉI, corrijo o que eu disse no carro de cima, ESSE é o carro do Satanás, ou será o próximo da lista?

 

(silodrome.com)

Enfim, devo lembrá-los que estamos falando de um carro produzido no final dos anos 80 e que não tinha todos os aparatos de segurança que os seus sucessores tiveram, e talvez por isso, ela seja tão cultuada e tão adorada. O interior era extremamente espartano, nada de supérfluo, somente o necessário, o funcional. Volante, bancos, cintos, alguns poucos botões e relógios. Nada de ar-condicionado, som, aquecimentos. Isso tudo pesa, e muito, então pra que ter? Esse carro foi feito pra ser rápido, pra ser perigoso. Não era pra você ir comprar pão e buscar o cachorro no pet-shop, era pra você ir pra pista mais próxima da sua casa e arregaçar os recordes de tempo de volta. Ela é tão boa, tão bem feita, que a sua sucessora, falhou miseravelmente em tentar substitui-la. Só a Enzo conseguiu, mais de 20 anos depois, com ajuda de um tal de Michael Schumacher, e com MUITO mais tecnologia embarcada.

 

(http://iliketowastemytime.com/)

Pra finalizar, tudo nesse carro é feito pra pista, e portanto tudo assusta. A aceleração é boa demais, a frenagem é boa demais, a aderência é boa demais, até que você acelere demais também, e ai amigo, você tem que ter uma noção muito grande do que está fazendo pra controlar ela, porque qualquer acidente com ela, é caro demais. Pra você, pro seu seguro e pra sua saúde.

 

  1. Shelby Cobra 427

 

(http://www.v10.pl/)

Eu não sei nem como começar a falar desse carro. Pegue um kart, tire o pequeno motor dele, e ponha um motor de uma moto tipo uma R6 ou algo do tipo, a sensação de aceleração e medo que você vai ter é algo bem próximo do que acontece nesse carro aqui.

Nos anos 60, Shelby foi responsável por participar da criação de uma lenda das pistas, o Ford GT40. Carro responsável por acabar com uma hegemonia que a Ferrari vinha criando na famosa 24 horas de Le Mans. Shelby também, tinha o sonho de criar um carro extremamente forte e extremamente leve, e então, por volta de 1966, encontrou uma pequena fábrica inglesa chamada AC, que procurava um motor para a sua criação, o Cobra. Foi então, que Shelby teve a brilhante ideia de colocar no Cobra um gigantesco motor V8 big-block de 7.0 litros (427 polegadas cúbicas, dai o número no nome) originário da NASCAR e que produz 432cv. Só pra constar, o carro não tem teto, só um ‘santo-antônio’ bem sem-vergonha pra proteger as cabeças dos 2 ocupantes, e pesa só 1.066kg.

 

(3dtuning.com)

O câmbio é de 4 marchas e as rodas são de 15 polegadas na dianteira e na traseira, mas vamos lembrar que é o carro mais antigo da lista e por isso é o ‘último’. Entre aspas porque tem o bônus-round ainda.

Mas qualquer carro que tenha tanta potência, para tão poucos aspectos de segurança e que ainda por cima tenha o torque monstruoso que o Cobra tem, é um carro que dá medo. Você sente que ele quer te matar, e por como ele foi feito, você tem essa certeza. O motor é grande demais pro carro, o carro é pequeno demais pro motor, e ainda pra piorar, os freios não são seus melhores amigos nesse caso. Enfim, é uma puta de uma experiência andar num carro desses. Essa Cobra punirá todo e qualquer erro que você fizer na tocada.

 

Bônus-Round: Zenvo ST-1

 

(http://www.musclecarszone.com/)

Qualquer carro que seja considerado ‘indirigivel’ por um dos responsáveis técnicos pela sua criação, teria que estar na lista. De qualquer jeito. Mas vamos considerar primeiro onde ele é feito: Dinamarca. O que você já ouviu falar da Dinamarca? Não muita coisa talvez, além do fato de eles terem participado de algumas Copas do Mundo, terem alguns queijos muito bons, uma ou outra cerveja e que boa parte da sua população anda de bicicletas.

O Zenvo foi projetado pra ser o primeiro supercarro dinamarquês, e eu acho que ele conseguiu completar muito bem essa tarefa. O carro é bonito, pelo desenho supomos que é rápido (ele é realmente rápido, é só você ver os vídeos dele no Top Gear e no Auto Esporte).

 

Mas porque ele tá na lista? Primeiro porque ele é considerado indirigível, segundo porque ele é extremamente potente e terceiro porque ele não tem nenhum tipo de assistências eletrônicas de tração ou controle de estabilidade, ou seja, enfie o pé no porão, e você sentirá o que o motor V8 de 6.8 litros sobrealimentado com turbo E supercharger é capaz de fazer. São 1104 hp e um torque de 1430Nm e duas opções de câmbio: manual de 6 marchas ou semiautomático com acionamento por borboletas estilo Fórmula 1 de 7 marchas. A velocidade máxima é de 375km/h (limitados eletronicamente, como se o vento e a gravidade sozinhas não fossem forças suficientemente fortes para segurar qualquer coisa a essa velocidade) e o tempo de 0 a 100 km/h é de ridículos 3 segundos. As rodas são aro 19 na dianteira e aro 20 na traseira, pra tentar segurar esse monstro no chão, mas a diferença é que ele tem freios que condizem com o que esse carro propõe: são freios Brembo de 380mm e 6 pistões. O peso total do carro é de 1.688kg. Bastante pesado, mas considerando toda a potência que ele tem, chegamos numa relação de 654 cv/tonelada. Merecido o seu lugar na lista, certo?

O vídeo do Top Gear exemplifica MUITO bem o que eu quero dizer.

E ai, gostaram da lista? Adicionariam mais algum carro? Tem algum carro brasileiro que vocês colocariam na lista?