Aprenda o Código de Honra dos Samurais

Inscreva-se no Canal Alphalife Coach
Baixe nosso Curso gratuito

Transcrição do vídeo:

Em meu ultimo vídeo, eu falei sobre 6 qualidades pra se tornar uma pessoa melhor. Uma dessas qualidades é a honra, e eu falei que eu faria um vídeo exclusivamente pra falar sobre ela. Porém, o meu canal essa semana chegou a 60 mil inscritos e por isso, eu não podia deixar de fazer um vídeo diferenciado, mas que mesmo assim falasse sobre código de honra.

Honra, é uma palavra que sempre vemos por aí, sabemos que ser honrado é uma coisa boa. Você, provavelmente sabe o que significa, mas se alguém te pedisse pra definir o que exatamente é isso, você provavelmente daria uma explicação confusa.

Honra é uma série de princípios e regrinhas que moldagem um padrão comportamento que é considerado correto. Só que o que é correto pra mim, pode não ser correto pra você. E aí nos estamos falando de evolução moral.
Pra que uma atitude qualquer seja considerada boa ou má, certa ou errada, nós precisamos de uma base ou de várias bases. E as bases que eu uso pra fazer os meus vídeos, são os meus estudos sobre moralidade.

E as fontes desses estudos são as mais variadas possíveis, desde religiões, crenças espirituais, princípios espartanos que eu já fiz um vídeo aqui, personagens, filmes, historias e por aí vai…

E o que eu escolhi pra falar sobre honra são os 07 Princípios dos Samurais.

Samurai era uma espécie de soldado do Japão de muito tempo atrás. Os samurais não eram apenas samurais por que lutavam ou usavam armas mas por que seguiam um código de honra. E esse código de honra tem 7 princípios, que até são meio óbvios, mas vale a pena falar sobre eles, por que eles são atemporais. Desde os anos 1.400 até hoje eles são uteis, e juntos eles formam a honra. O código de honra dos samurais.

義 Gi – Justiça

No lugar que eu li sobre esse código de honra, dizia que: pra um samurai não existem tons de cinza, existe apenas preto e branco. Ou seja, Existe apenas o certo e o errado. Não existe meio certo nem meio errado. Quando se fala de moral, as suas atitudes, ou vão ser certas, ou erradas.

Eu sei que eu sou meio extremista quando eu falo sobre isso, mas pra mim, não existe pessoa mais ou menos. Existe pessoa boa e pessoa ruim.

勇 Yuu – Bravura e valor heroico

Coragem, bravura, bancar o herói, nós vemos por aí o dia inteiro. Vemos pessoas exibindo sua coragem, provando pras pessoas a própria coragem e a própria bravura. Mas o princípio numero 2 não significa isso. Significa usar a coragem e bravura, pra uma causa justa ou pra um objetivo. E esse objetivo, não é um objetivo egoísta. Isso é um valor heroico.

仁 Jin – Compaixão e benevolência

O treinamento de um samurai deixa ele forte, resistente e sagaz e isso é 50%. Os outros 50% estão aqui nesse item. Ter compaixão pelas pessoas, SER BOM com as pessoas, com os amigos, com as mulheres, com as crianças. Na época o samurai era um soldado, um policial, que tinha como dever manter a ordem, e nunca abusar do próprio poder e das próprias habilidades. E usar elas apenas pra fazer a coisa certa e por isso a benevolência e a compaixão.

礼 Rei – Respeito polidez e cortesia

Não é por que um samurai carrega uma espada que ele é um mercenário. Esse princípio significa ter respeito até pelos próprios inimigos. Na nossa realidade, significa que um homem de honra não pisa em cima de alguém pra conseguir o que quer, respeitando todos, independente de quem for.

诚 Makoto –  Honestidade e sinceridade absoluta

Eu nem preciso dizer que honestidade é crucial quando se fala de honra. Mas o x da questão é a sinceridade absoluta, e isso se aplica em como você trata as pessoas próximas a você. Sinceridade absoluta significa dizer a verdade nua e crua, doa a quem doer. E acredite, as pessoas que convivem contigo vão te agradecer se você for assim com elas, e elas vão confiar em você pra qualquer coisa.

名誉 Meiyo –  Honra e glória

Samurais eram soldados que trabalhavam para uma espécie de senhor feudal da época, e eles eram extremamente leais a esses caras. Porém, se esse senhor feudal mandasse o samurai fazer uma missão desonrosa, algo moralmente errado, o samurai deixava de obedecer o próprio mestre e obedecia a seu próprio código de honra. Ou seja, os seus princípios, estão acima de qualquer coisa, qualquer autoridade.

Sabemos que a nossa vida é repleta de pessoas acima de nós, com mais autoridade que nós, que fazem coisas erradas. E não é por isso que vamos deixar de seguir o nosso próprio código de honra.

忠 Chuu –  Dever e lealdade

Um samurai é extremamente leal a aqueles que estão a seu cuidado.

E como eu também fala sobre conquista eu não poderia deixar de falar sobre mulheres. Pra nós, o principio numero 7 é aplicado a mulheres.

Quando você assume algo com uma mulher, ela espera de você a sua proteção e a sua lealdade. Entregue isso pra ela enquanto você estiver com ela e nunca deixe faltar essa proteção que nunca vai te faltar mulheres. Inclusive, se você quer algo de uma mulher, mesmo que seja apenas sexo, forneça algo de bom pra ela, mas isso já é outra conversa…

Fonte: AlphalifeCoach.com
Inscreva-se no Canal
Minicurso Gratuito