Pesquisa diz que usar o celular no bolso provoca infertilidade masculina

O celular poderia ser responsável pela infertilidade masculina?

É o que afirma uma pesquisa publicada na “Reproductive BioMedicine Online“. Segundo esse estudo, a qualidade dos espermatozoides está diretamente ligada ao tempo em que um homem fica no seu celular.

Ariel Ziberlicht, líder dos estudos do Centro Médico de Carmel afirma que a contagem de espermatozoides baixa a níveis de infertilidade nos homens que usam os celulares a menos de meio metro dos testículos.

O problema está em manter o celular no bolso, segundo a pesquisa, 47% dos homens que mantinham o celular no bolso durante o dia tinham concentração de espermatozoides abaixo do normal quando comparados com homens que não mantinham esta prática, onde a média cai para 11%.

Para piorar, falar por uma hora ao dia ou usar o celular quando ele está carregando pode duplicar o risco.

“É recomendado que os homens encurtem a duração das chamadas e que evitem ter o celular perto das virilhas, que não durmam ao lado do aparelho, que não o usem quando está carregando e que utilizem ao máximo o viva voz”, disse o líder do estudo a uma televisão israelense.

Segundo o estudo, a qualidade dos espermatozoides dos homens ocidentais tem piorado ao longo dos anos e isso é responsável por 40% dos casos de infertilidade.

Sejamos honestos, parece que tudo o que fazemos com o celular pode causar infertilidade