Pesquisa afirma que obesidade afeta os espermatozoides

Já pensou em comer um baconzinho e afetar os seus espermatozoides?

espermatozoidesPois é, um estudo dinamarquês afirma que a obesidade pode afetar a informação genética contidas nos espermatozoides. O estudo foi publicado pela Cell Metabolism.

Os pesquisadores da Universidade de Compenhague chegaram à conclusão de que os espermatozoides de homens magros e homens gordos têm os marcadores epigenéticos diferentes uns dos outros e isso muda o comportamento genético dos genes.

“Quando uma mulher está grávida, ela precisa se cuidar. Mas, se a implicação de nosso estudo for verdadeira, então as recomendações devem ser dirigidas aos homens também”, disse Romain Barres, o chefe da pesquisa.

Seis homens obesos tiveram os seus espermas examinados antes e depois de uma cirurgia para redução de peso, de 13 homens magros, com o IMC abaixo de 30 e de dez homens moderadamente obesos.

Em apenas uma semana, foi possível perceber mudanças epigenéticas, que mudam a forma como os genes se manifestam no corpo humano, especialmente os que são conhecidos por regularem o apetite e o desenvolvimento do cérebro, nos espermatozoides dos obesos que foram submetidos a cirurgia.

“Até descobrirmos mais, quem quer ser pai ou mãe deve tentar ser mais saudável possível no momento da concepção e não ser atraído por dietas da moda ou outras atividades para tentar influenciar a saúde de seus filhos de maneiras que ainda não compreendemos completamente”, finalizou Barres.

Bora torrar o bacon e cuidar dos seus espermatozoides fazendo uns exercícios?