Airsoft, o jogo de gente grande

O Airsoft é um esporte focado na simulação militar, as “armas usadas” são simulacros, réplicas reais porém regulamentadas pelo exército. Existem uma série de regras, aproveitando vou falar um pouco da história do airsoft e alguns tipos de jogos.

 

Definição de Airsoft

As armas estão em escala de 1:1 (ou às vezes mini ou ‘3/4’), podem ser de metal, plástico (ABS) e/ou madeira e disparam projecteis de 6 ou 8 mm que pesam entre 110-600 miligramas (conhecidas como BBs). A propulsão da arma pode ser através de molas (springers), mecanismos eléctricos (AEG) ou gás comprimido,as chamadas GBB’s,incluindo gás propano (ou green gas, que é propano adicionado com óleo lubrificante, como o silicone por exemplo), cápsulas de CO2, ar ou gás refrigerante HFC134a,a maioria dessas armas são feitas em metal e possuem o mecanismo “blow back” que consiste na ação da volta do slide após um disparo.

Fonte: Airsoft – Wikipedia

O Airsoft é bem focado na simulação militar, geralmente os jogos são focados em missões como capturar a bandeira, resgate de refém e defesa de base. Ele é baseado na honra do jogador, sempre que o jogador toma um “tiro”, o mesmo deve se acusar como “morto”, diferente do paintball onde a tinta marca o jogador atingido, após atingido ele deve voltar a sua base e aguardar para retornar ao jogo, mas isso depende do modo de jogo, existe um modo de jogo conhecido como “milsim” onde você não tem a opção de retornar ao jogo foca na máxima simulação de um exército, como em uma batalha real, não existe a chance reviver no campo de batalha.

Começando no Airsoft

airsoft

Primeiro vou apresentar dois termos que vou usar bastante nesse texto AEG (Automatic Eletric Gun) que é a “arma” elétrica usada para o jogo, RESPAWN que é a base onde o jogador inicia e/ou volta quando atingido e BB que é a bolinha usada.

Eu comecei nos campos que locam AEG, para saber como era o jogo em si, se iria doer e como se parece a AEG. Gostei muito, muitos querem sentir a adrenalina que sem em jogos como Battlefield, Counter Strike ou Call of Duty, nos primeiros jogos você pode ter essa impressão, mas depois isso passa e você nota que vai muito além disso. Depois de ter locado muitas vezes AEG’s optei pela compra da minha, busquei e achei um modelo bem interessante e bom preço que foi a AK-47 da SRC, ela é ótima pra você iniciar, tem um visual muito legal, toda preta em ABS(plástico resistente).

O vendedor me entregou ela e já fui pro primeiro jogo, foi no Campo do 25Bac em Curitiba, uma casa de repouso com uma imensa área e construções, foi animal saber como tudo funciona e como os jogos correram. A partir deste jogo eu comecei a pensar num jogo mais tático com comunicação, sem avanço louco e sempre focando o objetivo. Isso fez com que comprasse rádio, colete, coturno e uma máscara mais segura, o mata-mata é legal mas a tática é muito melhor, você fazer parte de algo maior do que correria e gritaria.

Abaixo vou deixar outro vídeo com mais informações mais detalhadas do que vocês podem fazer para jogar:

Eu tenho um treinamento militar um pouco mais avançado e isso ajuda muito nos jogos, saber apontar corretamente pelo rádio pela sua posição e de seu companheiro aonde está o inimigo, avançar corretamente, sempre abaixado e olhando para todos os lados, olhar e olhar de novo antes de disparar, saber bem aonde está seu alvo para não denunciar sua posição.

airsoft---avanco

Essa imagem acima é do último jogo que participei, fizemos um avanço de mais ou menos 200 metros até a base inimiga, tivemos várias chances de eliminar alguns inimigos mas optamos por continuar o avanço, alguns inimigos nos viram e viramos o foco deles, todos vieram para nosso lado, levamos dois inimigos mas também fomos eliminados, aproveitando a chance nosso inimigo capturou a bandeira e ganhamos o jogo.

Resumindo em bom tom, joguem airsoft, é muito bom, vale como atividade física e vale a pena pra treinar também a cabeça.