Seu pior inimigo: você mesmo

Inscreva-se no Canal Alphalife 
Conteúdo retirado do site AlphalifeCoach.com

Nesse vídeo eu falarei sobre o Ego. Especificamente sobre a morte do ego. Acredite se quiser, mas desde que eu abri esse site/canal,  recebo e-mails e mensagens de pessoas pedindo pra eu fazer vídeos sobre a Morte do ego. Eu confesso que eu tentei várias e várias vezes fazer um vídeo mas nunca saiu algo que preste.

Hoje, depois de entender muitas coisas que eu ainda não entendia sobre a vida, cá estou eu pra te falar sobre esse assunto tao importante pra evolução da espécie humana. A MORTE DO EGO.

Entenda isso como a Dissolução do ego ou a superação do ego.

O QUE É EGO?

Imagine o ego com um balão que vai se inflando quando você se satisfaz com alguma coisa. Imagine que você foi em uma balada, pegou várias meninas e isso fez você se sentir bem, lhe deu uma sensação de missão cumprida. O que você fez aí, foi nada mais nada menos do que satisfazer o próprio ego.

E o que aconteceu com o balão? Ele se inflou, e você sabe que quando mais cheio está um balão, mais fácil é de ele estourar. Nota como mulheres muito bonitas, ou homens de família rica, geralmente tem um comportamento de pessoas mimadas. Claro que nem sempre essas pessoas são prepotentes e se acham melhor que os outros, mas elas sempre tem um ego inflado.

Ego inflado é um ego frágil. Isso significa que qualquer crítica, ou qualquer coisa que dá errado pra essas pessoas, destroem elas completamente. É como se elas tivessem usando uma armadura de papel que deixa elas vulneráveis a qualquer coisa.

O QUE NÃO É EGO ?

É Importante esclarecer que ego é o câncer da humanidade. E não tem nada a ver com autoestima, confiança e amor próprio. Confiança é um sentimento de capacidade, e amor próprio e auto estima é gostar de si mesmo e da própria vida.

Confiança e autoestima são coisas positivas e todo mundo deve desenvolver isso ao longo da vida. Por outro lado, ego é uma coisa absurdamente negativa e todo mundo deve dissolver o próprio ego. Deve se livrar disso ou pelo menos tentar.

Matar o teu próprio ego, não significa ter mais ou menos auto estima. Uma coisa não tem nada a ver com a outra.

ONDE E QUANDO O EGO SE MANIFESTA?

Na verdade o ego está em tudo, o tempo inteiro e eu já te dei um exemplo “positivo” dos elogios, quando as pessoas tem o ego inflado, então agora vou te da um exemplo negativo.  Criticas, agressões verbais, provocações…

Um exemplo que ilustra bem o ego influenciando nas nossas atitudes é um simples debate. Como por exemplo, um amigo seu falando mal do seu time, falando mal da sua banda preferida, ou seja lá o que for.

O cara falou mal do seu time, e isso pegou diretamente no ego. E a sua atitude automática é argumentar ou tentar atacar ele também. Isso é ma REAÇÃO, e um dos princípios pra morte do ego é a NÃO-REATIVIDADE.

Brigas acontecem por causa do ego, discussões acontecem pelo ego, agressões, conflitos, em sua grande maioria, iniciam por causa do ego.

POR QUE DEVEMOS ELIMINAR O EGO?

Por que o ego é uma das fontes de tudo que tem de ruim no ser humano. Além de evitar conflitos, discussões, deixar de ser FRÁGIL e VULNERÁVEL. O ego é fonte de orgulho, EGOISMO, narcismo e prepotência. O mundo só é o que ele é hoje, por causa dessas 4 palavrinhas. E dentre elas a principal e mais complicada é o egoísmo.

E eu não posso deixar de mencionar também que o Ego é um dos motivos pelos quais nos somos escravos das próprias paixões. Se parar para pensar, todos querem ser importante, todos querem receber um tapinha nas costas e todo mundo se abala com críticas.

Se parar pra pensar, as pessoas não se interessam umas pelas outras, elas se interessam pelo que elas podem obter das pessoas.

COMO ELIMINAR O EGO?

Eu vou separar a morte do ego em 4 fases, ao menos para mim, a morte do ego foi e esta sendo mais ou menos assim.
Tudo na vida acontece em fases, e em hipótese alguma você vai conseguir eliminar o ego assim do nada. Não é difícil, mas é um trabalho a longo prazo.

1. Entendimento

Se você viu esse vídeo até aqui, você já está na fase 1. Essa fase corresponde ao entendimento sobre tudo que está relacionado ao ego, sobre o que é ego e onde ele se manifesta. Quando a pessoa tem uma evolução da consciência e cai na real de que ego é uma coisa negativa, automaticamente ela já entra para essa fase.

2. Observação em terceiros

A pessoa entendeu o que é o ego e quais comportamentos nos temos por causa do ego, então ela começa a notar isso nas outras pessoas e começa a reprovar tais comportamentos. Por que é sempre mais fácil notarmos os erros das outras pessoas ao invés de notarmos em nós mesmos e isso é um processo natural.

Quando ela vê uma pessoa ostentando, uma pessoa sendo prepotente, ou duas pessoas discutindo sobre um motivo besta, ela já entende que aquilo é por causa do ego,  é o ego que esta motivando elas a fazerem aquilo.

3. Auto-observação

Depois de um tempo, de tanto observar o ego nos outros, ela começa entender perfeitamente os comportamentos originados do ego e começa a olhar pra si. E começa a mudar aos poucos, deixando de ser reativa, não reagindo a provocações, pensando duas vezes antes de entrar em uma discussão ou tomar alguma atitude que vai unicamente satisfazer o ego.

No começo ela até tem vontade de tomar essas atitudes, mas com o tempo ela percebe que essa vontade vai diminuindo.

4. Plenitude

Nesse ponto a pessoa parou de se importar completamente com a opinião dos outros, parou de tentar impressionar as pessoas e parou de criar conflitos. Enfim, parou de tomar qualquer atitude que promove a satisfação do ego. E quando ela olha pra si ela nota que o ego dela ta cada vez mais distante, sem esforço e sem preça.

Na hora certa o ego vai sumir por completo.

“ Não tenha pressa em abandoná-lo, simplesmente o observe. De repente, um dia, você simplesmente percebe que ele desapareceu. Ele cai exatamente como uma folha seca.”
Osho

Inscreva-se no Canal Alphalife 
Conteúdo retirado do site AlphalifeCoach.com
Multiplique em 10X seu sucesso com as mulheres