Lições de vida com Pablo Escobar|NARCOS

Conteúdo Extraído do site: AlphalifeCoach.com
Inscreva-se no Canal e acompanhe os vídeos

Transcrição do Vídeo:

Se tem uma coisa que eu aprendi com todo seriado de criminosos é que o bem e o mal são conceitos relativos. E Pablo Escobar do Narcos ilustra muito bem isso. Um traficante de cocaína bilionário, praticamente dono da Colômbia, tirava qualquer pessoa do caminho dele, provocava guerras, mas ao mesmo tempo ajudava as pessoas pobres. Isso nos mostra que é muito fácil fazer o mal, quando se tem influência e poder. Mesmo com boas intensões e com bons motivos, é fácil cair pro lado da maldade.

De qualquer forma, Pablo Escobar é um personagem épico. Não só um personagem, por que ele existiu de verdade e fez muita coisa ruim, e muita coisa boa, foi odiado e foi adorado. E independente de ser um criminoso, traficante e assassino, tem muita coisa que eu pude absorver e trazer pra vocês nesse vídeo.

5 coisas que eu aprendi com Pablo Escobar

1. Mostre que as pessoas são importantes

Essa é a principal regra da boa comunicação e da influência social. Mostrar que as pessoas são importantes, tratar elas como se elas fossem importantes e fazer com que elas se sintam importantes.

Se tem uma coisa em comum que se percebe em todo seriado ou filme de máfia, cartel, gangues, é que o líder não é apenas temido pelo poder, ele é adorado e respeitado por que ele faz as pessoas se sentirem importantes.

Os líderes de máfia estão numa posição no topo da hierarquia. Em uma posição de alto valor social, e ao invés de eles deixarem as pessoas lá em baixo, eles puxam elas pra cima.

E isso se nota também em filmes como O poderoso chefão.

Eu noto em pequenos fragmentos de comportamento como se eles tratassem cada pessoa, como se ela fosse especial, pra fazer ela se sentir bem. É como se pegasse as qualidades de cada pessoa e colocasse em evidência. Fazendo com que elas se sintam úteis.

Talvez, caras como Pablo Escobar e Don Corleone, faziam isso por que além do respeito das pessoas, eles precisavam conquistar a confiança e lealdade delas. E ai nos entramos no segundo fator…

2. Se aproxime de pessoas confiáveis

Todos nós sabemos que a gente devemos nos aproximar apenas de pessoas confiáveis. O problema é que não colocamos isso em prática. Ao fazer amigos, ao fazer parcerias profissionais, e ao assumir relacionamentos, pare e pense se essa pessoa é LEAL e confiável.  Não importa se você confia nela e ela confia em você.

3. Nunca esqueça suas origens

Já que estamos falando de valores, humildade é um deles. Mas não aquela humildade clichê, e não aquela “ostentação de humildade” estilo Neymar “hey, olhem pra mim, eu sou humilde” nada disso.

Eu me refiro a sempre lembrar de onde você veio e de quem você é, e se orgulhar disso. Você pode ficar rico, comprar um carro, pode ter a evolução social e financeira que quiser, mas a sua essência não deve mudar nunca. Transcendência de classes sociais é uma qualidade admirável.

4. Viva na margem e Assuma riscos

Pablo Escobar já era bilionário e praticamente dono da Colômbia, e mesmo assim ele resolveu se candidatar a presidente, colocando todo o negócio dele em risco. A lição que eu tiro disso é que se na vida pessoal, relacionamentos e negócios tudo ta estagnado, se tudo está certinho, então é por que as coisas estão no piloto automático e você está em uma zona de conforto.

Você, assim como eu, sabe que pra crescer e evoluir, é preciso viver na margem do perigo, correr riscos caso for necessário, e assumir os riscos caso alguma coisa der errado. É isso que diferencia empreendedores de pessoas comuns. E quando eu digo empreendedor, não me refiro somente a um homem de negócios, me refiro a um empreendedor da vida, com aquela sagacidade, esperteza e estratégia.

5. Saiba onde quer chegar

Seguindo essa linha de empreendedorismo e sagacidade, não há nada mais sábio do que saber a importância de traçar metas e saber como fazer isso de forma realista. Saber onde quer chegar significa traçar metas dentro da tua realidade e seguir essas metas da melhor forma possível.

Muitas pessoas tem como sonho serem milionárias, ficarem ricas, terem muito dinheiro. Pra mim, isso é algo medíocre, diga-se de passagem. Mas supondo que esse seja o seu sonho, você tem pouquíssimas chances de realizar esse sonho. Ele é muito vago, muito amplo.

Por outro lado, se traçar metas especificas e realistas, dentro da sua realidade, você tem muitas chances de  ser um homem bem sucedido. Tendo uma meta, você tem um caminho a seguir e  sabe exatamente o que é preciso fazer.

Tudo ao seu tempo, dando um passo de cada vez, sem fantasias e sem uma ambição exagerada.