13 Coisas que aprendemos com os Espartanos (parte2)

Veja primeiro a parte 1.

Conteúdo extraído do site AlphalifeCoach.com

Transcrição do vídeo:

6. Nunca recuar

Alguém conhece a PNL? Existe uma técnica de PNL chamada Modelagem. Essa técnica consiste moldar o comportamento e a fisiologia de alguém que temos como referência pra termos os resultados que essa pessoa tem.
Mas não fazemos isso copiando ninguém. Simplesmente temos a imagem da pessoa na nossa cabeça. E assim comunicamos o nosso subconsciente de que a gente pode atingir qualquer resultado que quisermos

Eu sempre fui uma pessoa muito medrosa e ansiosa por natureza e pra superar isso eu usei essa técnica de modelagem mas ao invés de modelar uma pessoa eu modelei um tanque de guerra. Os especialistas em PNL devem ta achando que isso é a maior bobagem. Eu sempre me imaginei como um tanque de guerra, daqueles blindados, que sai passando por cima de tudo e destruindo tudo, daqueles que só anda pra frente, sem opção de voltar pra trás.

E eu sei que você é esperto o suficiente pra saber que isso é uma analogia e que estou falando de crenças, confiança, medo e jogo interno.

7. Apegue-se à disciplina (Παιδειας αντεχου)

Se você quer conquistar qualquer coisa na sua vida, seja um melhoramento pessoal ou até mesmo passar o rodo em um número alto de mulheres, vai precisar de disciplina! Eu vou falar em uma frase o significado da palavra disciplina e isso vai ficar lacrado na sua cabeça durante muito tempo:

Disciplina significa abrir mão de algumas coisas boas que nos satisfazem momentaneamente, para que tenhamos resultados positivos muito maiores no futuro.

Existe uma formula pra ser mais disciplinado?

Não, não existe. Existe apenas a construção de um hábito. No começo, se disciplinar em alguma coisa, é difícil, é irritante, mas depois de 21 dias consecutivos, isso se torna um habito. 21 dias é o tempo que o nosso cérebro leva pra criar um habito. Depois que alguma coisa se torna habito para você, tudo se torna fácil.

8. Afaste-se do mal (Κακιας απεχου)

Uma capacidade que você tem que desenvolver, é poder descartar pessoas ruins. Mas calma aí, isso não é nenhum principio nazista, não é preconceito, nada disso…

Eu sempre sou a favor da humildade, de nunca deixar ninguém de fora do que faz. Agora, se tem uma pessoa no seu grupo de amigos por exemplo, e essa pessoa tem inveja de você, te bota pra baixo, só te proporciona coisas ruins…

O que você faz com essa pessoa? Descarta, afasta, corta…

Saiba dizer não pras pessoas. Da mesma forma com que você se esforça pra atrair pessoas (mulheres, amigos, criar um circulo social) você também deve estar apto a afastar as pessoas que você não quer contigo. Mas muito cuidado, pessoas ruins, sempre aparentem ser boas…

9. Despreze a insolência (Υβριν μισει)

Isso complementa o principio anterior. Veja bem: você esta se melhorando e se tornando uma pessoa de alto valor. Está aprendendo a como agir e como atrair mulheres. Vai chegar um ponto em que as pessoas vão te ver como alguém de valor e você vai ser um imã de pessoas. Você vai ser líder do seu grupo e as pessoas vão querer estar perto de você.

Toda interação social é uma troca de valores. Toda vez que você estiver com alguém, vai estar fornecendo valor pra essa pessoa, seja com uma boa companhia, seja com uma conversa agradável, qualquer coisa. Se essa pessoa não valoriza isso, ela  esta sendo insolente. Um exemplo, você marcou de fazer alguma coisa com um amigo, mas de última hora seu amigo desiste e te deixa na mão. A partir desse fato, você não fornece mais valor para essa pessoa.

Você precisa ser líder de si mesmo e ter um auto respeito acima de tudo. Se alguém é insolente contigo, não precisa brigar não precisa xingar, apenas não forneça mais o deu valor pra essa pessoa.

10. Ajude os seus amigos (Φιλοις βοηθει)

Você deve estar se perguntando: Como que eu vou parar de fornecer valor pra uma pessoa, se essa pessoa ta cagando e andando para mim?

Aqui está o ponto chave. Esse principio diz respeito a fornecer valor para as pessoas que estão contigo. Dê o seu melhor para elas, seja para amigos ou mulheres. Quando você fornece o teu valor para alguém, você tem um poder nas mãos, o poder de parar de fornecer valor quando alguém não valoriza isso.

11. Seja imparcial (Κοινος γινου)

Quando falamos de fornecer valor, tratar as pessoas bem ou afastar elas quando elas merecem ser afastadas, é necessário falarmos de imparcialidade. Ser imparcial significa não escolher a quem você aplica essas regrinhas. E aplicar a todos, sem excluir ninguém.

Por exemplo, você não vai deixar de tratar bem alguma pessoa por que ela é magra, gorda, preta ou branca. Da mesma forma que você não vai escolher uma das pessoas do grupo e vai dar tratamento especial. Você vai fornecer valor pra todos, exceto se pessoa for insolente, se for uma pessoa ruim ou te fizer algum mal.

Tratar todo mundo igual, é o segredo para conquistar o respeito das pessoas.

12. Não se vanglorie de poder (Επι ρωμη μη καυχω)

Quando um homem sobre em um banquinho e começa a se vangloriar, contar suas conquistas, falar sobre seus bens materiais, mesmo que isso seja verdadeiro, qual é a primeira reação que as pessoas tem?

A reação é vontade de chutar esse banquinho e ver o cara cair. Quando uma pessoa é prepotente e exibe as coisas, a única reação que ela consegue das outras pessoas, é nojo. Talvez ela consiga um pouco de inveja pra satisfazer um pouco o próprio ego. E quanto mais satisfazemos o nosso ego, mais frágil ele se torna.

13. Guie a sua esposa (Γυναικος αρχε)

Eu sempre instruo os homens a guiarem as mulheres. E o que significa isso?

Guiar significa liderar, comandar, mas sempre de forma sutil e sempre protegendo ela. Se você guiar uma mulher, e ao mesmo tempo oferecer a sua proteção para ela, ela vai se entregar e vai deixar ser dominada. Por que ela sabe que você está dominando para bem e não para o mal. Agora, se por acaso ela sentir que está sendo guiada para o mal, ela vai perder a confiança em você e não vai aceitar ser dominada.  E aí vocês vão entrar em conflito.