Deposite sua felicidade apenas no que você pode controlar

felicidade

A sexta-feira amanheceu chuvosa em várias partes do Brasil, minando e destruindo a felicidade de milhares de pessoas que ainda precisam enfrentar um dia inteiro de trabalho.

É compreensível que as pessoas sintam-se assim, mas será que é o melhor jeito de viver?

Longe de mim querer ditar regras sobre como cada pessoa deve viver sua vida, se você deseja destruir tudo o que você considera bom em viver por causa de um dia chuvoso ou de coisas que você não pode controlar, vá em frente.

Tudo o que escreverei aqui, é sugestão, baseada em tudo o que vivi até hoje. É pouco, eu sei, mas dividir a minha felicidade com você pode melhorar o seu dia e isso, amigo, pra mim não tem preço.

Desde crianças, aprendemos de forma errônea que existe um utópico “feliz para sempre”. Em algum momento das histórias, alguém achou que ficaria bonito colocar no final dos filmes que existiria uma felicidade eterna, mas quanto mais rápido você perceber que não há felicidade eterna e que a felicidade está no caminho, mais rápido você aproveitará a vida da melhor maneira possível.

É como você se deparar com pessoas que desejam a felicidade por serem homens bons, por dias bonitos, pelas vitórias do seu time, pela economia, etc. Se você basear a sua felicidade em coisas que não pode controlar e que fatalmente fracassarão um dia, você sofrerá. É difícil mesmo desvencilhar  esses momentos da felicidade, mas é aí que está a diferença entre alegria e felicidade. Felicidade é estado de espírito, alegria é euforia provocada por algo.

Recomendo a você que deposite sua felicidade no trajeto das suas conquistas, no progresso delas e na sua evolução em cada momento. Moldando a sua felicidade aos momentos de conquista, você perceberá que os momentos de alegria também serão mais intensos.

Talvez você não saiba, mas já fui obeso e há 3 anos descobri o prazer em frequentar academias, em modificar e moldar o meu corpo, além de cuidar da minha saúde. Com este exemplo simples e quase bobo para alguns, posso te dizer sem medo de ser feliz que esta tática pode ser usada nas mais variadas esferas. Aprender a tocar um instrumento, concluir um curso superior, talvez cursos gastronômicos, esportivos, etc. As possibilidades são infinitas.

Ver oportunidades em momentos de adversidade não é problema algum, muito pelo contrário. O dia está chuvoso e vai ser complicado ir para o bar? Chame alguns amigos para beber em casa, chame alguma garotinha para assistir um filme no Netflix, prepare aquela comida calórica ao extremo que você sempre quis, tire uma foto e poste no Facebook para se divertir com os amigos, as possibilidades são infinitas. Pare de encontrar barreiras e comece a encontrar saídas.

Ao final das suas jornadas, você perceberá que ter enfrentado chuva, calor extremo e problemas para fazer o que gosta, terá valido a pena. Mesmo nos dias que você definitivamente não queria sair da cama pra ir fazer o que precisa ser feito, você perceberá que a melhor escolha foi ter dado o primeiro passo. Como dizia o lendário Chorão “às vezes faço o que quero e as vezes faço o que tenho que fazer”.

Você ainda vai precisar fazer muita coisa que não quer e que não gosta para poder gozar da alegria de curtir o que gosta. O fiel da balança será como você vai chegar lá, se será chorando ou sorrindo.

Eu escolhi viver a minha felicidade sorrindo, e você?