Disfunção erétil pode ser reduzida com vida saudável, afirma pesquisa

Disfunção erétil te incomoda? Talvez seja hora de mexer essa bunda gorda!

 Segundo o Centro de Saúde Masculina da Fundação Freemasons, que fica na Universidade de Adelaide, Austrália, exercícios podem livrar um homem da disfunção erétil. Exercícios regulares, perder peso, comer corretamente, ser mais ativo nos afazeres do dia a dia, beber menos álcool e ter um sono qualitativo são fatores que ajudam a reverter um quadro de disfunção.

disfunção erétil

Para fazer a pesquisa, foram recolhidos os dados de 810 homens da Austrália, selecionados de forma aleatória, com idades entre 35 e 80 anos. Foram analisados durante 5 anos os desejos sexuais dos participantes, utilizando-se de um questionário que pontua um padrão que indica os problemas de ereção.

Fatores como altura, peso, pressão arterial, índice de gordura corporal, idade, escolaridade, estado civil, ocupação e o tabagismo foram levados em consideração. Depressão, apneia obstrutiva do sono, uso de medicação, dieta, consumo de álcool e atividades físicas foram condições avaliadas, assim como os níveis sanguíneos de glicose, triglicerídios e colesterol.

Ao final da pesquisa, os pesquisadores informaram que homens que perderam peso, arrumaram a alimentação, beberam menos, estavam trabalhando e dormiram com uma qualidade melhor, tiveram maior índice de remissão da disfunção erétil. 31% de todos os entrevistados apresentaram algum grau de disfunção durante a pesquisa, 29% dos que sofreram com algum problema do tipo, resolveram a situação apenas mudando os maus hábitos.

Os casos de impotência foram mais recorrentes nos participantes que pioraram o estilo de vida e menos recorrente nos participantes que melhoraram o seu estilo de vida.

  “Isso mostra que muitos desses fatores que afetam os homens são modificáveis, oferecendo-lhes a oportunidade de fazer algo sobre sua condição”, disse o professor Gary Wittert, chefe da Faculdade de Medicina da Universidade de Adelaide. Segundo o professor, é possível concluir que problemas de ordem física são preponderantes. “Os principais fatores de risco para a disfunção erétil são tipicamente condições físicas em vez das condições psicológicas”, explicou.

Segundo Sean Martin, autor principal do artigo científico, mesmo os participantes que já tomavam algum tipo de medicação, apresentaram uma melhora nas atividades sexuais. “Mesmo quando a medicação para ajudar com função erétil é necessária, é provável que o remédio seja consideravelmente mais eficaz se os fatores de estilo de vida também forem abordados”, disse.

Sean Martin afirma ainda que problemas de ereção podem ser avisos de problemas cardíacos, “A disfunção erétil pode ser um problema muito sério, porque é um marcador de doença cardiovascular. Por isso, os homens devem considerar melhorar seu peso e nutrição em geral, exercitar mais, beber menos álcool e ter uma melhor noite de sono. Isso vai melhorar não só a condição sexual como deve barrar o desenvolvimento desses problemas”.

Pelo sim ou pelo não, o melhor é se cuidar, não é verdade?