“Gari gata” faz ensaio fotográfico para realizar sonho

O litoral de São Paulo, mais precisamente Praia Grande, conta com os excelentes serviços de quem já está sendo conhecida como a “gari gata”.

gari gata

Ana Paula Cassia, 36, ficou conhecida como a “Margarida do Asfalto” e fez um ensaio fotográfico para angariar fundos para tornar-se bióloga.

O serviço como gari começou quando ela se mudou para o litoral. “Até os sete anos a minha mãe não conseguia cuidar de mim. Apesar disso, ela me visitava. Depois de vencer um câncer e se aposentar, ela resolveu nos levar para Praia Grande”, informou a bela mulher ao G1.

gari gata

Ela começou a trabalhar como gari durante uma temporada de verão, prestando concurso público para posteriormente ser oficializada como gari. Os elogios das colegas de trabalho eram intermitentes, por isso, elas costumavam tirar fotos de Ana Paula durante o trabalho. “Fiz amizade com várias mulheres. A gente brincava muito. É muito bom trabalhar e o tempo passa rapidinho. Elas tiravam fotos minhas trabalhando”, conta.

As coisas começaram a ficar sérias para a “gari gata” quando ela procurou uma fotógrafa para fazer um book. Márcia Mendes, de Santos, foi a escolhida. Ana fala da aproximação: “Quando eu falei que era gari, ela não acreditou. Marcamos as fotos e foi tudo de bom. A Márcia é especial. Eu cheguei tímida, não entendia nada e minha autoestima estava baixa. Ela me abraçou de uma maneira muito forte. Eu não tinha roupa, sapato, nada. Cheguei lá e ela me deu tudo”.

gari gata

Ana Paula emocionou-se ao ver o resultado do trabalho. “Chegou uma hora que ela falou para eu colocar a roupa do meu trabalho. Algumaspessoas são preconceituosas. Ela fez eu me sentir gente. Colocou uma sandália no pé, uma coroa na minha cabeça e disse que eu era uma princesa. Comecei a chorar enquanto ela tirava as fotos”. Foi neste dia que Márcia apelidou Ana Paula como ‘Margarida do Asfalto’.

A fotógrafa teve a ideia de criar a página de Ana Paula para ajudá-la a alcançar o sonho de ser bióloga. “Criei o ‘Margarida do Asfalto’ para ajudá-la. Ela é uma menina muito bonita e pode ter uma vida melhor. A minha ideia é fazer alguém se sensibilizar e conseguir uma bolsa de estudos para ela em um curso de biologia”.

O sonho de retomar os estudos vai atrasar um pouco pois sua mãe fará uma cirurgia no quadril. “Gosto muito de animais e sonho fazer o curso de biologia. Sei que vou melhorar de vida. Agora, porém, estou mais preocupada com a minha mãe. Estou tendo que trabalhar por ela e pelo meu filho”, disse Ana Paula, que continua trabalhando como gari.

gari gata

“Eu quero trabalhar como bióloga em um zoológico. Outra ideia é tentar investir na carreira de modelo. Minha mãe e o meu filho piram nas fotos. Ela sempre me incentivou apesar de eu ser um pouco tímida. Sempre fui assim. Confesso que gosto de me ver nas fotografias”, disse.

Enquanto não surgem novas oportunidades, Ana Paula não pretende largar a profissão de gari. “Você vê uma menina tão linda nas fotos e, durante o dia, ela está capinando, catando lixo. Ninguém sabe disso”, disse Márcia, sobre a “Margarida do Asfalto”.