Fotos em preto e branco da II Guerra Mundial ganham cor

Participantes do fórum Histomil resolveram que algumas fotos da II Guerra Mundial precisavam ter um pouco mais de cor. Para isso, usaram a tecnologia de programas de edição de imagem como o Photoshop, botaram a mão na massa e fizeram um trabalho emocionante para quem gosta da história das guerras.

A II Guerra Mundial em imagens coloridas

Guerra - O Macho Alpha 01

O início da guerra se deu com a invasão da Polônia pelos alemães. Em 1º de setembro de 1939, após Hitler ter anexado a Áustria e uma parte da Tchecoslováquia à Alemanha.

Guerra - O Macho Alpha 07

O ataque japonês à base de Pearl Harbor, em 7 de dezembro de 1941 foi o que internacionalizou a guerra.

Guerra - O Macho Alpha 02

O ataque a Pearl Harbor foi reflexo de 10 anos de tensão entre Estados Unidos e Japão, por conta do crescente expansionismo e militarismo oriental.

Guerra - O Macho Alpha 14

A China foi invadida pelos japoneses em 1937, japoneses estes que se aliaram à Alemanha e Itália no Eixo em 1940. Em julho de 1941, eles invadiram a Indochina.

Guerra - O Macho Alpha 13

Por ter interesse econômico na região, os Estados Unidos impuseram sanções econômicas ao Japão e como represália, o país atacou Pearl Harbor.

Guerra - O Macho Alpha 03

A Batalha da Normandia (Operação Overload), conhecido como o mais emblemático combate da Segunda Guerra Mundial, começou dia 6 de junho de 1944. Este dia ficou conhecido como o Dia D, expressão utilizada até hoje para marcar dias importantes.

Guerra - O Macho Alpha 12

Os aliados usaram a Inglaterra como base para retomar a Normandia, litoral francês, uma vez que o exército alemão avançava por todo o continente europeu. Essa estratégia era muito óbvia para Hitler, que esperava uma investida por Pás-de-Calais, onde o Canal da Mancha é mais estreito.

Guerra - O Macho Alpha 10

A Batalha da Normandia, que marcou o início da queda do Terceiro Reich, foi a mais espetacular ação militar de todos os tempos.

Guerra - O Macho Alpha 11

Ela envolveu nada menos que 3 milhões de soldados, 5339 embarcações, 11 mil aviões e 15 mil tanques e veículos blindados. Morreram 80.295 soldados alemães, 34.417 soldados aliados e 12 850 civis franceses.

 

Guerra - O Macho Alpha 04

A guerra acabou no dia 8 de maio de 1945, com a vitória das Forças Aliadas, lado da guerra formado por 25 países. O Japão rendeu-se dia 14 de agosto. Formalmente, ela só foi feita no dia 2 de setembro, a bordo do navio “Missouri”.

Guerra - O Macho Alpha 05

O saldo de mortes foi de 60 milhões, sendo 6 milhões deles de judeus, um terço da população judaica do mundo. O cálculo aproximado de edifícios destruídos é de 1,5 milhão.

II Guerra Mundial

108 generais alemães suicidaram-se durante a guerra

II Guerra Mundial

Se de um lado da guerra havia um tirano, o lado da URSS também não tinha um dos melhores líderes que o mundo já viu, o regime stalinista foi responsável pelo ataque e morte de mais de 40 milhões de pessoas, em nome do Partido Comunista.II Guerra MundialPara o Brasil, o fim da II Guerra Mundial foi datado no dia 2 de setembro de 1945.