8 formidáveis curiosidades sobre a Páscoa

Você gosta da Páscoa? De uma maneira geral, a maioria dos brasileiros curte bastante esse feriado, come chocolate até não querer mais e almoça MUITO BEM com a família. Mas o feriado dos ovos de chocolate é mais do que comilança desenfreada, conheça aqui 8 curiosidades sobre a Páscoa.

1 . Páscoa quer dizer “passagem”

Coelhinhas - O Macho Alpha 01

Originária do hebraico, a palavra Páscoa deriva de “Pessach”, que em português significa passagem. As festividades começaram a ser comemoradas em 1513 a.C.

Ela comemora a travessia feita no Mar Vermelho pelo povo judeu, após conseguirem se livrarem da escravidão imposta pelos egípcios.

2 . Ela “dá o start” para as festividades do restante do anoCoelhinhas - O Macho Alpha 02

A Páscoa começou a ser festejada no primeiro domingo depois da lua cheia do outono, no hemisfério sul. A Sexta-feira Santa é dois dias antes das festividades pascais, a Quarta-feira de cinzas é 40 dias e o Carnaval é 43 dias anteriores à festividade em questão.

3 . No começa, as pessoas trocavam ovos de verdade

Coelhinhas - O Macho Alpha 03

Nos primórdios da festa, era comum as pessoas trocarem ovos de aves. Os ovos de chocolate foram inseridos apenas no Século XIX, pelos alemães. Por representar o nascimento, o ovo foi escolhido como símbolo pascoal.Coelhinhas - O Macho Alpha 04

4 . Nem todo mundo gosta de ovos de chocolateCoelhinhas - O Macho Alpha 05

Alguns cristãos ortodoxos consideram os ovos de chocolate uma ofensa pagã, por isso, não gostam da recente tradição.

5 . Judas é coisa de grego e latino

Coelhinhas - O Macho Alpha 06

A malhação de Judas, prática que demonstra um espírito um pouco distante dos ideais cristãos, é mais comum na Grécia e América Latina, em outros países ela acontece com menor frequência. No Brasil, é comum ver bonecos vestidos com roupas simulando políticos, é bem provável que nesta Páscoa de 2015, vários nomes sejam homenageados.

6 . Cadê meus ovos?

Páscoa

Nos Estados Unidos os pais escondem os ovos nos quintais das casas e dão cestas para as crianças procurarem. O costume é documentado em inúmeros seriados e filmes norte-americanos.

7 . O coelho é uma casualidade

PáscoaO coelho de Páscoa provém de uma lenda que diz que uma mulher pobre coloriu ovos, escondeu em um ninho no quintal e quando seus filhos encontraram, um coelho passou correndo, dando início a lenda do coelhinho.

8 . É Páscoa ou é Halloween?

PáscoaEm parte da Finlândia e na Suécia, crianças saem às ruas para pedir doces de porta em porta na quinta-feira ou no sábado anteriores à Páscoa. É similar ao Halloween americano, mas com fantasias mais caseiras.


Gostou da nossa lista? Compartilhe com os amigos!