O significado de Macho Alpha

O significado de Macho Alpha

Macho Alpha é uma expressão vinda da zoologia , ela é utilizada para descrever animais com características dominantes e de liderança em um grupo. Este é basicamente o significado de Macho Alpha, que pode-se grafar macho alfa, também.

Alpha é a primeira letra do alfabeto grego, por isso, a expressão macho alpha provavelmente tenha sido cunhada a partir disso, afinal, ela puxa o bonde do alfabeto inteiro. É uma boa forma de descrever a liderença do macho alpha de forma didática.

Um homem alpha pode ser designado como homem dominante, que comanda os grupos em que convive, um homem definitivamente confiante. Exercer função de liderança nos grupos em que participa é essencial para o macho alpha.

Além de liderança, é esperado que um macho alpha tenha alto poder de sedução e conquista. Houveram momentos na história em que o macho alpha era apenas o mais forte e que conseguia comida com mais facilidade, por sua estatura e vigor físico, mas nos dias de hoje um homem alpha pode ser considerado dominante por sua eloquência, vivência, conhecimentos diferenciados, acúmulo de riquezas, entre outras coisas. Um homem dificilmente será um homem alpha em todos os grupos que ele participar, mas o ideal é nunca mudar para agradar os outros, apenas trabalhar de forma política para que o seu jeito não cause conflitos e atrapalhe o seu futuro.

O macho beta também existe, ele é considerado mais fraco no que se dispõe a fazer, mas ainda assim, chama a atenção de algumas mulheres. Com a crescente busca de alguns homens em agradar as mulheres ao invés de ser o que é, a quantidade de machos beta tem aumentado consideravelmente, além do mais, são facilmente manipuláveis por mulheres possessivas.

No mundo animal os machos alpha ficam no topo da hierarquia, gozando de privilégios como o acesso prioritário na hora da divisão da comida. Por precisar cuidar do bando, é necessário estar sempre forte e viril para comandar seus liderados, defender territórios em alguns casos e procriar. Alguns animais possuem fêmas alpha, como as matilhas de lobos, eles são formados por grupos com fêmeas e machos alpha.

Entre os animais, a capacidade de ser um macho alpha é conquistada através da intimidação e da luta corporal, diferente da raça humana, onde esse status é conquistado de várias maneiras diferentes. Através da violência, em alguns casos, é claro, mas na maior parte das vezes, de forma estratégica.

Na hierarquia, o macho beta é o segundo mais forte do bando, assumindo o lugar do macho alpha em caso de morte ou de abandono do posto do macho alpha, em situações extremadas, existe ainda a figura do macho ômega, o extremo oposto do macho alpha.

Um ramo da zoologia chamado etologia diz que uma mãe com posição alta na hierarquia de um bando tende a ter crias que se tornam machos alpha, o que faz todo sentido, afinal, só uma mãe dominante para criar um macho dominante.