Pós graduação de Macho

Texto muito interessante publicado no periódico online Gazeta do Povo no blog Bar do Celso.

A novidade é ótima para quem sonha transformar a cerveja em uma profissão. O Brasil terá primeiro curso de pós-graduação na área de cerveja e malte. A dica veio pelo grupo de e-mails da Bodebrown e via twitter, do @luizbatera, que completou: “O bom é que não precisa matar aula pra ir no bar tomar umas…. hehehehe”.

Confira abaixo a notícia da Agência Brasil com os detalhes.

Brasil terá primeiro curso de pós-graduação na área de cerveja e malte

Rio de Janeiro – O Centro de Tecnologia de Alimentos e Bebidas (CTS) do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Vassouras (RJ) se prepara para lançar, no próximo ano, cursos de pós-graduação na área de cerveja e malte. O projeto já foi aprovado pelo Ministério da Educação.

A informação foi dada pelo coordenador da área de educação da cervejaria-escola, José Gonçalves, em entrevista à Agência Brasil. “A gente tem uma demanda formal das cervejarias e está em negociação para montar uma turma fechada e poder rodar o curso. O objetivo é firmar o nosso nome como referência na América Latina também para cursos de maior qualificação”, disse.

O CTS de Vassouras é conhecido em todo o mundo por abrigar desde 1992 o primeiro curso de técnico-cervejeiro do Brasil, similar ao de mestre-cervejeiro da Alemanha. O curso é referência em todo o continente latino-americano. Com o curso de pós-graduação, os alunos poderão ser reconhecidos como mestres- cervejeiros.

José Gonçalves explicou que a legislação brasileira impede que as pessoas formadas na área de cervejaria no país sejam consideradas mestres-cervejeiros, uma vez que para isso seria necessário o nível de mestrado. Isso se aplica também às pessoas que se formam no exterior e vêm para o Brasil. “Quando você faz a conversão do título aqui para o Brasil, ele é um tecnólogo”. No Senai, como o curso de cervejaria é de nível médio, o formando recebe o título de técnico. A pessoa, porém, é reconhecida pelo mercado como mestre-cervejeiro.

O futuro curso de pós-graduação será ministrado na unidade Tijuca do Senai/RJ, onde serão dadas as aulas teóricas. A parte prática continuará ocorrendo no CTS de Vassouras. “A gente quer dar um upgrade [salto] de forma que as empresas, antes de mandar seus funcionários para a Europa, principalmente para a Alemanha, mandem para o Senai no Rio ”, disse Gonçalves.

As disciplinas já estão definidas e a cervejaria-escola mantém contato com as empresas do setor visando a fechar as primeiras turmas para 2011. A primeira pós-graduação brasileira na área de cerveja e malte terá quatro meses de duração. As aulas serão realizadas às sextas-feiras à tarde e aos sábados em horário integral.

José Gonçalves informou que a receptividade das cervejarias ao novo curso tem sido boa. Elas consideram que a iniciativa vai preencher uma lacuna. “A abertura desse curso do Senai cria um novo espaço para melhorar a formação de seus profissionais”.

Acompanhe o Bar do Celso nas mídias sociais

– Twitter: http://twitter.com/bardocelso

– Facebook: http://www.facebook.com/bardocelso

– Orkut: Comunidade eu frequento o Bar do Celso

Dica da minha amiga Mog.

Deixe um comentário